Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis
EVENTO NA BIBLIOTECA
EVENTO NA BIBLIOTECA

Teve lugar hoje dia 20 de Abril, uma Turtulia sobre Fotografia, na Biblioteca municipal da Baixa da Banheira, com a ilustre presença do Fotografo Jorge Barros, este é um conceituado fotógrafo que nasceu em Alcobaça no ano de 1944. Ao longo da sua carreira fotografou o país de lés-a-lés, sobretudo na temática humana. Grande parte do seu trabalho está reproduzido em diversas publicações, onde tendencialmente se associam as suas fotos a textos em prosa de autores de mérito.

 
Como tivemos o prazer de escutar, este relatou como começou sua carreira como fotografo, todo e algum trajeto de sua vida até passagens nos dias de hoje. Com o primeiro ordenado comprou a primeira máquina fotográfica e logo ensaiou pequenas reportagens nos mercados e praças da sua cidade natal, Alcobaça. Fascinado pelas imagens da Life, que recebia por assinatura, acaba por experimentar o cinema, colaborando em jornais e revistas, organizando encontros e exposições, obtendo, em 1988, o Prémio de Ilustração da Bienal Internacional de Arte de Vila Nova de Cerveira.
 
 Jorge Barros nos apresentou e deliciou com algumas de suas fotos e trabalhos já elaborados,  "Festas e Tradições Portuguesas" foi uma entre outras obras apresentadas nesta palestra... O ambiente estava clamo com muitas pessoas, que o escutavam atentamente. Jorge sempre brincalhão e de espírito juvenil retirou duvidas a leigos como eu e ainda se demonstrou compreensivo com questões de todo o gênero até do nível “pessoal”, quando nos falou que sua vida não foi fácil... Muitos dos presentes adoraram ouvir as palavras deste senhor, que de certa forma acalorou suas vidas dando a sua opinião de cada região que visitou e da beleza que encontrou...Por fim ficamos a saber da paixão que este tem pelas Ilhas dos Açores e ainda sobre novos Projetos  para muito breve e exposições...
 
Poderemos arriscar uma justificação do seu percurso artístico, recorrendo ao que foi dito pelo próprio Jorge Barros:" o mais importante foi, é, tornar gente Feliz!"
 
OS VOLUMES

"Festas e Tradições Portuguesas", de Jorge Barros, editado em 8 volumes (Círculo de Leitores, 2002-2003), percorrendo os doze meses do ano, com cerca de 2000 fotografias, é um trabalho rigoroso e exaustivo que retrata o complexo festivo nas suas múltiplas expressividades, com finíssima sensibilidade que não só capta o elemento em foco na sua plasticidade mais rica e expressiva, como também na sua especificidade mais íntima.

Isto é uma condição rara num fotógrafo, que em geral segue os ditames estéticos e não atende a essa dimensão antropológica que, numa obra destas, é de primordial importância. As fotografias, reportadas às suas últimas décadas do século passado, revelam uma enorme vitalidade e dinamismo dessas festividades.

O pulsar das sociedades tem altos e baixos. Nos anos sessenta houve um silenciar significativo dessas tradições; porém, nas duas últimas décadas assistiu-se ao seu pleno ressurgimento. E a agudeza do olhar de Jorge Barros mostra justamente esta revisão, aquilo que elas traduzem de autêntico e significativo.

 

 


 

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA «APROXIMAÇÕES» DE JORGE BARROS

 

Dia 24 de março (sábado), pelas 18h00, no Celeiro da Cerca do Mosteiro de Alcobaça a exposição de fotografia intitulada Aproximações.

 

Este trabalho salienta através da objetiva do autor a proximidade cultural, paisagística e edificada, existentes entre o território insular e continental, que justificam e fundamentam a nossa identidade nacional.

 

Esta mostra, integrada nas comemorações do 5º aniversário do Armazém das Artes que será celebrado de 24 e 25 de março, estará patente ao público até dia 22 de abril e poderá ser visitada todos os dias das 14h00 às 18h00.

 

Recordamos que esta exposição já esteve patente nas ilhas Terceira, Corvo, Faial, Pico e Flores e recentemente na Póvoa de Varzim.

 

Com a abertura desta exposição será ainda apresentada no dia 24 de março, pelas 16H30, no Armazém das Artes a obra impressa em formato de livro, que associa o texto de Raul Brandão As ilhas desconhecidas a fotos recolhidas ao longo de três décadas pelo fotógrafo Jorge Barros.

 

 

 

AS FOTOS DO EVENTO NO BLOG DO SITE

POR: AndrielSethAvarez

 


 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




 
Free Translation Widget

Rating: 3.1/5 (458 votos)




ONLINE
2




Partilhe este Site...



Imagem