Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis
Superstições
Superstições

Superstição é a crença sobre relações de causa e efeito que não se adequam à lógica formal, ou seja, são contrárias à racionalidade; como a crença comum, no Brasil, de que quebrar um espelho causa sete anos de azar.

As superstições, não fundamentadas ou assentadas de maneira irracional no ser humano, podem estar baseadas emtradições populares, normalmente relacionadas com o pensamento mágico. O supersticioso acredita que certas ações (voluntárias ou não) tais como rezascuras, conjuros, feitiços, maldições ou outros rituais, podem influenciar de maneira transcendental sua vida.

Consideram-se superstições aquelas disciplinas sem base na razão ou no conhecimento[2], chamadas depseudociências, tais como:

O que distingue a superstição da sabedoria e do senso comum é que afirma existir uma relação causal entre os acontecimentos devido a forças supranormais:

Esta maneira de pensar é contrária à razão, que analisa as relações das causas imediatas e tenta descobrir as leisnaturais que as regem (ou que, sem encontrar relações causa-efeito, explica os fenômenos através de correlações, quer dizer, através da freqüência em que dois eventos se apresentam simultaneamente).

Com o pensamento da ciência moderna, algumas das pseudociências deram passo ao nascimento de ciências. É o caso da astrologia da qual surgiu a astronomia, da alquimia que deu origem à química, e outras.

No pensamento mágico e na magia se considera possível produzir resultados que à razão se apresentam como contrários às leis naturais conhecidas. Isto seria possível por meio de certos rituais, nos quais intervêm seres considerados em dita crença.

Superstições mais comuns

  • Coceiras: Se a palma da mão direita coçar, é sinal que irá receber dinheiro. Se a palma da mão esquerda é que estiver coçando, uma visita desconhecida está para aparecer. Coceira na sola do pé significa viagem ao exterior.
  • : Ter um  de enfeite, sobre um móvel qualquer, sempre com a  erguida mas de costas para a porta de entrada, evita a falta de dinheiro.
  • : Se sua  esquentar de repente, é porque alguém está falando mal de você. Nesses casos, vá dizendo o nome dos suspeitos até a orelha parar de arder. Para aumentar a eficiência do contra-ataque, morda o dedo mínimo da mão esquerda: o sujeito irá morder a própria .
  • Objetos perdidos: A maneira mais eficiente de encontrar algo que desapareceu é dar três pulinhos para .
  •  : Na idade média, acreditava-se que os  pretos eram  transformadas em animais. Por isso a tradição diz que cruzar com  é  na certa. Os místicos, no entanto, têm outra versão. Quando um gato preto entra em casa é sinal de dinheiro chegando. Acariciar um gato atrai boa . Ter um gato em casa atrai fortuna. Se um gato dobrar as suas patas e se deitar sobre elas deixando-as escondidas é sinal que uma tempestade está por vir.
  • : Quem quebrar um  terá sete anos de azar. Ficar se admirando num espelho quebrado é ainda pior. Significa quebrar a própria . Ninguém deve se olhar também num espelho à luz da . Não permita ainda que outra  se olhe no espelho ao mesmo tempo em que você.
  • : Dentro de casa, o  deve ficar sempre fechado. Segundo uma tradição, abri-lo dentro de casa traz infortúnios e problemas aos familiares.
  • : ,  e  representam boa sorte para o lar. Matar uma aranha pode causar infelicidade no amor.
  • Brinde: Se o seu  contiver algum tipo de , não brinde com ninguém cujo copo contenha bebida sem . Vocês terão os seus desejos invertidos.
  • : Colocar uma  com o cabo para baixo atrás da  faz as visitas indesejáveis irem embora logo. A vassoura deve ser guardada na posição  para evitar desgraças.  que montarem em vassouras serão infelizes. Varrer a  à noite expulsa a tranquilidade.
  • : O  13 é tido ora como sinal de infortúnio, ora de bom agouro. Se uma  cair no dia 13 de um  é um mau sinal. Todo cuidado é pouco nesse . O  treze é tão temido que há lugares onde os não possuem o décimo terceiro .
  • : Passar por de baixo da escada pode trazer má sorte, mas quem já estiver azarento e passar embaixo da escada pode dizer adeus ao azar, pois ele é quebrado no mesmo instante.
  • : quando algum  esta uivando deve-se colocar o  direito corretamente em um  e virar o pé esquerdo e pisar em cima, então o cachorro para na hora.
  • : se você bater em um tronco de  oco três vezes o azar vai embora.
  •  (ou olho-gordo): característica creditada a algumas pessoas, consistindo na capacidade de fazer mal a alguém apenas submetendo-o ao seu .
  • : virar as duas pontas de uma ferradura para cima traz boa sorte
  • : Se você espirrar algum dia é que alguém está falando de você.
  • Divisão da Calçada: Se caso você pisar em uma divisa da calçada,isso causará dores no corpo.
  • : O lance do sal acontece quando você derrubar ele sem querer como por exemplo um , para que evite o azar do sal,pegue um pouco do sal derramado e jogue pelo o ombro esquerdo.
  • Pé-de-Coelho: Ele é uns dos amuletos da sorte,que pode ser utilizado em chaveiros.
SurpresaNOTA: O Portugal Misterioso é contra os
    maus tratos de Animais, vimos informar tambem que
    Superstição com animais nao tem Logica ou fundamento 
    Ter gatos pretos em casa é bomeles protegem, contra maus
    espiritos e energias denças, a sua casa e familia...Avarez
Free Translation Widget

Rating: 3.2/5 (448 votos)




ONLINE
1




Partilhe este Site...



Imagem