2ª Alguns Símbolos
2ª Alguns Símbolos

Chama

 

chama.jpg

A chama é o símbolo da iluminação, purificação e de amor espirituais. Simboliza a imagem do espírito e da transcendência, a alma do fogo.

Cruz Invertida

 

cruz_invertida.jpg

A cruz invertida é conhecida como a cruz de São Pedro. São Pedro governou a Igreja em Jerusalém durante aproximadamente 10 anos. Em 42 d.c. fundou a Igreja em Roma. Foi preso e crucificado e, nessa hora, pediu para que fosse crucificado de cabeça para baixo, dizendo: "Não sou digno de morrer como meu mestre Jesus". Seu pedido foi atendido e, desde então, essa cruz é conhecida como a cruz de São Pedro. A cruz invertida é também é conhecida por ser um dos símbolos dos satanistas medievais, pois suas cerimônias eram o inverso do Cristianismo

Elefante

 

elefante.gif

Os ocidentais consideram o elefante como o animal que representa o peso, a lentidão e a falta de jeito. Na Ásia, a idéia é completamente diferente. 

O elefenté é a montaria dos reis. Simboliza, dessa forma, o poder de reger. A paz e a prosperidade são o efeito desse poder estabelecido. É o símbolo de estabilidade e imutabilidade. A ioga costuma atribuir o elefante a um dos chakras (muladhara), que corresponde ao elemento terra. 

O elefante, ainda, remete a imagem de Ganesh, deus hindu da ciência e das letras. Possui corpo de homem, que representa o microcosmo, a manifestação e possui cabeça de elefante que representa o macrocosmo. Dessa forma, o elefante é, paradoxalmente, considerado o começo e o fim ao mesmo tempo. 

Foi de um filhote de elefante que Maya concebeu seu filho (Ganesh) e, nesse caso, o elefante tem um significado angelical. 

Em alguns lugares, quando posicionado acima de uma pilastra, o elefante evoca o Despertar. 

É também considerado como um animal cósmico, visto que se assemelha à estrutura do cosmos: quatro pilares sustentando uma esfera. 

Na África, simboliza a força, a prosperidade, a longevidade e a sabedoria. 

As trombas ameaçadoras de um elefante em sonhos, podem ter um caráter sexual, pela razão de ter um aspecto fálico e podem ainda estar exprimindo um conflito erótico. Freqüentemente, os elefantes são considerados como sendo símbolo da castidade.

Estrela Do Caos

 

estrela_caos.jpg

A Estrela do Caos possui oito pontas equidistantes partindo de um ponto central. Foi criada originalmente por Michael Moorcock como um símbolo do caos. Posteriormente foi adotada como simbolo da magia do caos. A magia do caos ou caoismo é uma forma de ritual e magia relativamente nova, utilizando-se de quebras de paradigmas e alterações do estado de consciência (hora de formas excitativas, hora de formas inibitórias), como técnicas gnósticas, meditativas, sufis, orgásticas, ou com uso de substâncias psico-ativas. Os praticantes afirmam que podem modificar a realidade através desta forma de magia.

Harpa

 

harpa.jpg

A harpa é o simbolo do amor na forma de arte, poesia e música. Os Celtas acreditavam que ela representava a ponte que conectava a terra ao céu através do amor. 

Na Noruega e na Islândia, as cordas da harpa formavam uma escada simbolizando a ascendência para os altos graus de amor e caminhos para o paraiso. O rei Davi tocou a harpa para o Senhor para expressar devoção e amor.

Hidra

 

hidra.jpg

A hidra é um animal da mitologia grega com várias cabeças de serpente, sendo uma delas imortal e corpo de dragão. Foi criada por Juno e era um dos doze trabalhos de Hércules. O seu sangue assim como o seu hálito era venenoso. Se suas cabeças fossem cortadas, elas voltavam a nascer. 

Representa o nosso interior ruim, nossas paixões e defeitos, ambições e vícios, o que existe de ruim dentro do nosso mundo interior. Enquanto a hidra, que representa esse monstro interior, não for dominada, enquanto nossas vaidades, futilidades e ostentações não forem dominadas, as cabeças continuam crescendo cada vez mais. 

Hércules começou a cortar as cabeças do monstro, mas este se mostrou mais forte e a cada cabeça cortada, duas outras nasciam. Iolau então, passa a ajudá-lo, cauterizando, com uma tocha, os cortes das cabeças da hidra. Dessa forma, as cabeças não nasciam mais. A cabeça imortal foi enterrada em uma vala profunda sob um enorme rochedo, para assim, não regenerar-se mais.

I.N.R.I

 

inri.jpg

Abreviatura de Iesu Nazarenus Rex Iudeorum (?Jesus Nazareno Rei dos Judeus?), inscrição que Pilatos fez afixar na cruz onde foi supliciado Jesus Cristo. Na simbologia rosa-cruz, I.N.R.I. significa Igni Natura Renovatur Integra (?A Natureza é completamente Renovada pelo Fogo?), relacionando portanto essa abreviatura com o simbolismo da ressurreição ou da renovação espiritual

Free Translation Widget

Rating: 3.1/5 (458 votos)




ONLINE
1




Partilhe este Site...



Imagem